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Para ser chegar aos resultados há sempre uma série de atividades que precisam ser feitas. Organizar essas atividades para termos maior eficiência e gerar mais valor aos clientes (internos e externos) é o que chamamos de Processos.
Processos organizacionais são os que envolvem pessoas, procedimentos, equipamentos e informações dentro de uma empresa. Eles podem ser divididos em 3 tipos:
Processos Primários: aqueles processos finais que geram serviço ou produto para o cliente externo. Esse tipo de processo é que caracteriza o ramo no qual a empresa atua.
Processos de apoio: processos internos que normalmente estão ligados às áreas internas e o objetivo deles é fortalecer e auxiliar o processo primário, para que ele ocorra normalmente.
Processos Gerenciais: estão atrelados à gestão estratégica da empresa. Eles estão ligados aos outros dois processos e ajudam a monitorar e a aprimorar as demais atividades. Processos gerenciais ajudam a trazer mais eficiência.
Os principais benefícios que temos com a melhoria de processos, entre outros são:
– Diminuição de desperdício e Aumento de eficiência: Processos ineficientes costumam causar diversos desperdícios como: perda de tempo, retrabalho, mau aproveitamento dos recursos humanos e das capacidades dos colaboradores. Processos estruturados reduzem perdas e geram aumento da eficiência.
– Redução de custos como:
• Mão de obra: menos contratações e horas extras
• Insumos; melhor aproveitamento do material
• Logística: otimização dos deslocamentos
– Integração de áreas: Com processos claramente definidos se consegue integrar os diferentes departamentos da empresa, diminuindo os ruídos de comunicação e assim aumentando a colaboração entre as pessoas no alcance dos objetivos.
– Atuação estratégica: Os processos representam o dia a dia de qualquer empresa. Ao padronizá-los os gestores passam a ter mais liberdade para cuidar das atividades gerenciais e estratégicas. Os gestores passam a monitorar mais as atividades e menos executá-las.
Para melhorar os processos precisamos seguir alguns passos:
1. Mapeamento e Análise dos processos atuais:
• O mapeamento é o primeiro passo na avaliação de um processo para o seu aperfeiçoamento: mapear o fluxo de atividades e as medidas do processo atual.
• Além de ilustrar como um processo funciona atualmente, o mapeamento revela problemas específico no processo, permitindo que o melhoramentos sejam introduzidos.
2. Desenho dos Processos:
• Desenhar um processo melhorado.
• Remodelando os processos que apresentam limitações, gargalos ou desperdícios
• Promover melhorias
3. Implementação dos Processos
• Validar e implementar
• Dar compreensão de como diferentes atividades do trabalho estão relacionadas entre si e de onde as conexões podem estar problemáticas
4. Monitoramento e Acompanhamento
A gestão de processos se dá através do ciclo PDCA
• Planejar: antes da execução de qualquer processo, as atividades devem ser planejadas com as definições de onde se quer chegar (meta) e qual o caminho a seguir (método);
• Desenvolver: execução do processo com registro de dados que permitam o seu controle posteriormente;
• Controlar: fase de monitoração e avaliação; momento de se comparar os resultados executados com os dados planejados (metas e métodos). Registro de desvios encontrados.
• Agir corretivamente: definição de soluções para os problemas encontrados com contínuo aperfeiçoamento do processo
E os processos de sua empresa, onde podem ser melhorados?