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Vender está ficando cada vez mais complexo. Vender exige competências estratégicas, processos estruturados e ferramentas eficazes.
Pela nossa experiência, temos visto que a demanda por competências estratégicas tende a aumentar, por outro lado, competências transacionais vem aos poucos diminuindo.
Competências transacionais como vendas, gerenciamento de contas e gestão de pipeline, são facilmente encontradas nos vendedores e menos procuradas pelos nossos clientes. Já as competências estratégicas são as mais complexas, envolvem vendas também complexas e são as mais raras de encontrar nos vendedores. Entendemos que o vendedor deve ser o gestor estratégico de sua carteira, consultor de seu cliente, ter o sentimento de dono do seu negócio e ser parceiro de seus pares e fornecedores.
Para isso, o vendedor deve estar cada vez mais alinhado à estratégia de vendas e marketing da companhia. Seu papel é fundamental como um catalizador dos processos, gerando mais benefícios para o cliente e melhores resultados para a empresa. Dessa forma, entendemos a importância dos processos de vendas e marketing estarem cada vez mais estruturados e integrados entre si. E o vendedor, em busca de alternativas para otimizá-los.
E por fim, as ferramentas nunca tiveram um papel tão relevante. Usando a tecnologia a nosso favor e de forma inteligente, o vendedor pode ganhar até dois dias de produtividade (palavras de clientes nossos), pode acessar pessoas que ele nunca teria acesso, se comunicar facilmente com seus pares e as áreas podem definitivamente estar alinhadas em um mesmo objetivo.
E sua equipe, está preparada para este momento?