BLOG
O líder não é aquele que comanda, mas aquele que empodera os colaboradores, e que os inspira a descobrir as próprias forças e a se engajar em um processo de aperfeiçoamento continuo. Para fazer isso, ele precisa conhecer profundamente a sua equipe e explorar o talento individual de cada um.
Os papéis dentro da equipe
O fato é, no entanto, que o ser humano é plural. As pessoas se comportam e pensam de forma distinta e, com frequência, quando essas naturezas dissonantes passam a atuar juntas, atritos são inevitáveis. Assim, evitar perdas de energia e criar a sintonia necessária é um desafio para quem quer que esteja liderando um time.
Na prática, muitas vezes não se consegue formar equipes com a composição ideal. Nas empresas e nos projetos, as pessoas já estão aí. O importante é que os membros, da equipe que já existe, reconheçam seu papel típico e aprendam a usá-lo, aceitá-lo, fazer com que se encaixe com o dos outros e aprendam a evitar conflitos com membros que têm tendências semelhantes. Na verdade, muitos indivíduos podem desempenhar papéis diferentes do seu natural quando sabem o que é necessário e o que se espera dele.
Visão Compartilhada e Autoconhecimento
Porém, para que as pessoas entendam qual papel elas precisam desempenhar dentro daquela equipe, é fundamental dar atenção a alguns pontos:
1. Cada membro da equipe precisa saber exatamente o que se espera dele e ter a mesma visão que o líder. Para isso, o líder além de comunicar a visão a todos, e mostrar como pretende alcançá-la, ele precisa ser coerente e inspirar as pessoas a segui-lo através da fala e principalmente atitude.
2. As pessoas precisam ter a visão de time: saber que “juntos chegaremos lá”. Assim, devem ser valorizadas e reconhecidas, se sentir seguras. Todos os talentos individuais devem ser valorizados em benefício do todo. As diferenças nesse momento é que será o diferencial para o sucesso do time.
3. Mas tudo isso só vai acontecer se as pessoas tiverem um autoconhecimento apurado e os líderes podem ajudá-los nisso também. Quais são os talentos individuais de cada membro da equipe? Como cada um pode contribuir? Cada dia mais conhecer o perfil comportamental de cada membro do time, identificar as fortalezas de cada um e saber como as pessoas vão agir sobre pressão, por exemplo, pode fazer a grande diferença na hora de compor um time de sucesso.
Lembrando que hoje, a configuração dos times pode mudar a cada projeto, os papeis desempenhados pelos membros também pode mudar. Assim, o líder precisa compartilhar a sua visão a cada nova configuração, em toda mudança de estratégia e dizer o que se espera de cada membro naquele time, naquele momento.
Tudo muito rápido e preciso. Não temos tempo de errar!