BLOG

SEMEANDO PARA O FUTURO
28/04/2020 Comportamento, Criatividade e Inovação, Vendas Misab Consulting

Há alguns anos usamos em nossos treinamentos uma frase que ficou muito conhecida: “A maior loucura do ser humano é fazer sempre a mesma coisa esperando resultados diferentes”. Agora mais do que nunca é o momento de fazermos as coisas diferentes. Sabemos que essa situação a qual estamos vivendo acarretará mudanças no mercado, nas empresas, nos relacionamentos e na forma como as pessoas vão consumir. E sabemos que, quando o mercado muda, novas metas, estratégias e planos de ação e desenvolvimento precisam ser desenvolvidas e implementadas.

Para entender como essa nova situação está impactando na rotina da área comercial e o que as empresas estão fazendo, fomos diretamente à fonte. Fizemos uma pesquisa com 55 clientes nossos e perguntamos:

Quanto mudou a rotina da equipe comercial?
Como as estratégias foram ajustadas ao momento atual?
O que estão fazendo com suas equipes para que eles se preparem para o novo mercado?
Como vão fazer para que eles se desenvolvam e se ajustem à nova estratégia?
O que mais é preciso fazer agora?

Abaixo vamos dividir o resultado da pesquisa com vocês e em breve apresentaremos como a Misab irá contribuir nesse momento.

Pesquisa Semeando para o Futuro- Resultados

1. Quanto a quarentena mudou a rotina da sua equipe comercial?

2. Os gestores continuam fazendo acompanhamento das atividades da equipe?

3. Com a nova situação de mercado, a estratégia comercial sofreu alterações?

4. Será necessário um novo alinhamento estratégico da equipe devido à nova situação/ estratégia?

5. Para o novo momento de mercado, será necessário definir novas competências e habilidades para a equipe?

6. A equipe que você possui hoje está alinhada com as novas habilidades e competências necessárias para o momento?

7. Qual o tipo de formação pretende fazer com a equipe esse ano?

PRINCIPAIS CONCLUSÕES DA PESQUISA:
• A nova situação de mercado mudou muito ou completamente a rotina da equipe para mais de 80% dos pesquisados.
• Aproximadamente 70% dos pesquisados disseram que os gestores continuam fazendo as atividades de acompanhamento das equipes, mesmo à distância, na mesma intensidade que antes. 8% disseram que intensificaram suas ações.
• 88% dos entrevistados disseram que a estratégia comercial sofreu algum tipo de alteração sendo que para 20%, a estratégia foi alterada completamente ou em sua maior parte.
• Para 52% dos pesquisados o alinhamento estratégico da equipe já está acontecendo
• Para a grande maioria dos pesquisados, 72%, disseram que novas habilidades e competências para as equipes deverão ser desenvolvidas. E 48% disseram que ainda não sabem quais competências deverão ser definidas.
• 64% dos pesquisados disseram que apesar das equipes já estarem alinhadas, novas competências ainda precisarão ser desenvolvidas.
• Quanto ao formato de desenvolvimento das equipes ainda está bem indefinido: os entrevistados se dividiram entre: não definido (32%); e-learning (36%) e blended learning (32%)

Fonte: Pesquisa realizada pela Misab Consulting entre os dias 20 e 28 de Abril de 2.020.

Tags